ARTISTA 1

ARTISTA – MANUAL PARA INICIANTES

Artista é algo ainda desconhecido. Como a arte mexe e muito com o invisível, a psiquê humana, vamos aos poucos conhecendo o que move a cada artista em direção de sua arte.

A princípio o artista existe para e por sua arte.

esta pequena crônica é sobre isto.

Como o Artista é Formado

O artista nasce artista, ou é orientado para isto? O que move o artista na direção da arte? No meu caso, em contraste nem meu pai nem minha mãe o eram.
Meu pai era formado em agronomia, mas não exercia a profissão. Tendo se especializado em vendas de máquinas, ele tinha uma certa habilidade para desenho, mas não explorou.

Minha mãe era dona de casa (tinha um grau em contabilidade e estudou direito,deixou para cuidar da casa. Era uma excelente artesã, cozinhava, bordava, fazia flores com fitas.

Em suma ambos acreditavam que a arte era algo para ser encarado como um hobby, não uma profissão.

Eu era filha de pais mais velhos, e tive uma educação diferenciada,meio que anacrônica.Desde pequena assistia a filmes clássicos, ouvia as músicas das big bands dos anos 40, entre outas coisas.

Foi meio que ser criada por avós. Nasci tardiamente. Infelizmente, isso também limitou minha convivência com meus tios e mesmo meus pais, e foi um dos motivos para eu querer ter filhos relativamente cedo na vida.

Mas quem foi o/a artista que deu o click dentro de mim, que me despertou para as artes?
Bem, foi a minha madrinha de batismo, irmã de meu pai, minha tia Alba da Costa Cirne. Minha madrinha foi uma das pessoas mais importantes na minha vida, e era uma grande artista.

Em sua juventude ela estudou na Escola de Belas Artes de Recife, que foi fundada em 1932 e teve entre os alunos nomes de peso, como Vicente do Rego Monteiro, Mário Nunes, Murilo La Greca, Fédora do Rego Monteiro e Samico. Em uma próxima postagem falarei mais sobre isto.

Algumas reminiscências sobre arte.

Minha madrinha desenhava extremamente bem, e sempre ,  desde pequena eu gostava das bonequinhas de papel que ela fazia para mim.

Lembro pois que na sala dela tinha um desenho bem antigo de Claudette Colbert, atriz americana dos anos 30. Certamente ela fez nos seus anos de estudo na Escola de Belas Artes. Este retrato eu admirava muito, talvez  sonhava em fazer algo assim, tão perfeito. As bonequinhas de papel, eu costumava torturar (as coitadas), até “””matar”””, enforcadas (com barbante de pão) ou decapitadas.

(Acima de tudo nunca falei que era uma menininha normal).

Mas o mais importante era meu desejo de desenhar minhas próprias vítimas, quer dizer, bonequinhas, e então comecei copiando estas bonecas que minha madrinha e tia criava. Foram meus primeiros desenhos,eu devia ter uns 3 anos. Praticamente comecei no figurativo, talvez  sem passar pelos garranchos direito.

Claro que meus pais ficaram orgulhosos, uma filha superdotada na arte é algo muito legal. Na escola eu sempre me destacava por esta característica. Meus pais incentivaram bastante na infância esta minha inclinação para as artes. Todo natal eu recebia de presente livros (muitos, coleções completas), conjuntos de lápis de cor de 48 cores da faber-castell, hidrocores e blocos de desenho.

Era material para o ano todo, e claro que eu ficava super feliz. Desenhava muito.

Artista : Conclusão

Um artista talvez não precise necessariamente nascer em uma família de artistas. Não é algo geneticamente passado, ou uma habilidade mágica. O artista se descobre, certamente  se cria e se reinventa. Sua aptidão pode ser adquirida com esforço pessoal, estudo e dedicação. É importante que ele, no entanto, siga esta chama que traz dentro de seu coração.

O cérebro humano se divide em dois lobos (ou metades), o lado direito e o lado esquerdo. Basicamente o lado esquerdo se ocupa da lógica, da matemática, e o lado direito tem influência no intuitivo, no insight e no psicológico. Nascemos todos com as duas metades(claro), mas sobretudo  às vezes com desenvolvimento maior em um ou outro.

O artista pois, possivelmente nasce com o lado direito mais desenvolvido, mas este desenvolvimento pode ser alcançado  com treino. A arte é uma habilidade adquirível. Portanto se a pessoa tem uma certa dificuldade em executar a sua expressão artística, ela pode treinar , estudando e praticando.

A minha madrinha apenas despertou algo latente, que a partir daquele dia tomou o rumo de minha vida. Deste modo a arte pode nos levar a caminhos muito inesperados, assim como as histórias em quadrinhos, por exemplo.

Em suma hoje sou grata a este contato inicial que tive nas artes através de minha querida madrinha. Ela foi a grande artista que me inspirou, que precedeu todos os grandes mestres em minha vida, Alba Cirne.

Visite nosso INSTAGRAM - SOMBRAS DE RECIFE

Para ler nossos QUADRINHOS,  clique

Posted in CONTO, CRÔNICA, CURIOSIDADES.