Recifrevoé

carnaval 

Carnaval e morte em Recife - RECIFREVOÉ, mais uma HQ Sombras do Recife

Carnaval no Recife data de muito tempo, e surgiu em formatos diversos.  No século XVII já foram registrados folguedos do tema, comemorando o então DIA DE REIS (6 de janeiro). Eram na maioria negros, escravos comemorando o santo dia. No século XVIII foi registrado o carnaval por meio do MARACATU NAÇÃO  e também apresença do ENTRUDO português. A coroação do maracatu era simbólica, representando o Congo mas também trazendo a auto estima aos escravos tão sofridos.

   No século XIX já surgiram as primeiras agremiações, sendo o primeiro  Clube o  Clube dos Caiadores, criado por Antônio Valente. Era um bloco que carregava escadas e baldes de tinta até a Matriz de são josé e lá caiavam a igreja. Ainda no começo do século XX vemos surgir os clubes INTERNACIONAL e PORTUGUÊS ( então TUNA PORTUGUESA). O evento momesco foi tomando novas proporções.

 

O Corso e o folguedo hoje em dia

O Advento do automóvel adicionou ao carnaval o CORSO, desfile de carros com foliões. Moças e rapazes levavam pequenas bolas de cera com perfume, chamadas de LARANJAS DE CHEIRO , que arremessavam uns nos outros. O desfile, pelas principais ruas do centro do Recife, era composto por veículos em sua maioria abertos, com predominância de caminhonetes, caminhões e Jeeps sem capota. Era realizado nas noites da semana pré-carnavalesca e nos dias de carnaval, durante o dia.
O corso parou em 1980. Com a desativação gradual dos desfiles dos clubes em passarelas nas ruas, esse desfile foi descentralizado, sendo criados focos de animação nos bairros do Recife.

Os clubes foram sendo reduzidos (em número e em participação), enquanto foram aparecendo outros grupos,atuais: o Galo da Madrugada, é um deles e  se apresentava no sábado de carnaval.

Atualmente temos o chamado Carnaval Multicultural, pela prefeitura.  Caso tenha interesse, leia mais Histórias em quadrinhos sobre maracatu de baque solto e  virado  no Recife AQUI .

Curtam nossa fanpage https://www.facebook.com/sombrasdorecife/

GLOSA "RECIFREVOÉ"

carnaval Recifrevoé glosa

carnaval Recifrevoé 1
carnaval Recifrevoé 2