o tesouro 1

O Tesouro Pirata do Capitão Kidd- Parte 1

O tesouro famoso de um dos maiores piratas da históra pode estar escondido em Pernambuco? Leia no melhor site de terror e historia - Sombras do Recife

O Tesouro de Kidd sempre alimentou a imaginação de todos, leia aqui uma das lendas sobre a presença pirata em Fernando de Noronha!

    O tesouro, o tesouro, o tesouro, o tesouro, o tesouro,o tesouro. O tesouro, o tesouro, o tesouro.

     Fernando de Noronha guarda lendas incríveis. Entre elas , temos duas versões  de presença pirata. Não um pirata qualquer, mas o próprio Capitão KIDD !

    Na Praia do Cachorro  existe uma fenda bem estreita, que se abre na pedra e vai dar em um enorme salão, cavado pelo mar. As águas adentram com violência este salão natural, batendo contra as rochas e produzindo terríveis estrondos, ouvidos à distância.  Estes sons se assemelham a uivos de cães.

   O salão, obra natural das águas oceânicas, é considerado por muitos como um possível trabalho humano. Em algum momento da história. Poderia alguém ter aberto um subterrâneo, partindo da Fortaleza dos remédios até a vila? Seria isto possível? 

   Ninguém o sabe dizer. Ms o fato é que inumeros presidiários ou pescadores, ou mesmo visitantes, desprevenidos de tal labirinto subterrâneo, perderam suas vidas nos corredores alagados.

    Muitos a denominam de CAVERNA DOS SUSPIROS. Outros, a chamam simplesmente de FUNIL. Mas o consenso é o de que tal salão é um lendário e perigoso espaço.  E que abriga no seu interior  as histórias tenebrosas sussurradas  pelos mortos afogados.

 

O Tesouro e as Lendas

     Foi nesta caverna que o Capitão KIDD escondeu o tesouro trazido dos assaltos a galeões repletos de ouro e pedras preciosas. O tesouro de um pirata.

     Kidd foi um corsário escocês, nascido em 22 de janeiro de 1645 e falecido a 23 de maio de 1701, executado pelo crime de pirataria.

    Na ocasião, perseguido em alto mar e postoa pique por seus perseguidores,  conseguiu conduzir até Fernando de Noronha. Aproveitou então o local ermo e naturalmente escavado nas rochas para ocultar o seu famigerado tesouro.

O Tesouro 2

    Ali, sob o teto negro da caverna, está oculto o precioso espólio, aguardando alguém digno de resgatá-lo. Mas todos que até então por ali adentraram, acabaram mortos.

    Diziam os presidiários que ali morava um  terrível  dragão, guardando o precioso tesouro. Um dia, o dragão viu, próximo à entrada da caverna , a linda filha de um dos prisioneiros. Tomado de amores pela moça, o dragão a arrastou para dentro do covil, mantendo-a prisioneira para sempre...

Fatos Reais e Explicações

         Esta lenda, neste formato, foi recolhida por OLAVO DANTAS , em 1938 e publicada no seu livro “Sob o Céu dos Trópicos”, da Livraria José Olympio. Da mesma forma, foi citada por Campos Aragão, no livro “ Guardando Céu nos trópicos”, editado em 1942, pela Biblioteca do Exército e por Gustavo Barroso, na obra “Nos Bastidores da História”, da Editora Melhoramentos, 1950.

 

       No ano de 1974 a lenda foi descrita no periódico “ O Arquipélago”, que circulou em Noronha de 1973 a 1975, sob a chefia do Sargento Severino Augusto dos Santos.
       

         A caverna realmente existe. Lá o mar penetra violentamente , comprimindo massas de ar. As massas , por sua vez, escapam por orifícios superiores da rocha, causando estrondos incríveis, que são ouvidos à distância e se assemelham a avalanches contínuas.
       

       Já o Capitão Kidd, é possivel ter atracado na ilha em um momento que descansava e procurava provisões. Noronha possuía águal potável, lenha e cabritos selvagens. A sua presença originou histórias mirabolantes, inclusive sobre o fato de ele ter escondido suas pilhagens.
       

       As lendas de que Kidd ocultou boa parte de seus saques levou a inúmeras caças ao tesouro por todo o mundo, ao longo dos séculos. Inspirou o autor Robert Louis Stevenson a escrever A Ilha do Tesouro (1883), um dos clássicos da literatura infanto-juvenil.
       

       Em 2015, exploradores afirmaram ter encontrado o tesouro de KIDD em Madagascar, mas isto ainda não foi comprovado. Pode ser que o tesouro esteja nos salões submersos de Fernando de Noronha, aguardando pela eternidade!

.

  Gostou de nossa história? Então curta a FANPAGE  SOMBRAS DO RECIFE no facebook, e leia outros conteúdos interessantes no nosso BLOG. Confira!

Posted in Assombrações, Curiosidades, Fernando de Noronha, Histórias Verdadeiras, Literatura, terror.