BIBLIOGRAFIA

Toda pesquisa precisa de uma bibliografia, uma base. Todo projeto que deseja oferecer ao leitor uma experiência de imersão cultural, preza por sua seriedade acadêmica e é baseado em textos. Não apenas um livro, mas uma série de compêndios, teses, estudos, dados gráficos, sites, mapas e outras fontes,para fins de registro e busca.

a Bibliografia e pesquisa da história do Recife se encontra aqui.

Como Foi Organizada Esta Bibliografia

   Uma bibliografia é de suma importância para que algo ganhe respaldo técnico. Sem ela, um projeto, ou uma história em quadrinhos se tornam bidimensionais. O foco no estudo e embasamento bibliográfico foi importante desde o começo.

   A pesquisa do projeto "Sombras do Recife" teve início em 1997. Comecei a produzir HQs no tema a partir de 1999 (no site temos RECIFREVOÉ, que pode ser lida AQUI ). Na época efetuei a pesquisa através acesso a coleções especiais da Biblioteca Central e Setoriais da UFPE. Aos poucos, fui juntando meu próprio material. Livros raros, cópias , matérias de jornal, etc, foram anexados à coleção. Com isto, temos hoje um acervo bastante grande: iconográfico, cartográfico e recortes em geral. Muito deste material será disposto nos textos anexos das Histórias em Quadrinhos, em matérias especiais para o blog e  no próprio Web book. Em sua versão final impressa, teremos mais anexos e textos que enriquecerão a experiência do leitor.

   Trata-se de um projeto e bibliografia únicos na categoria. Muito importante na evolução da qualidade das hqs e contos de terror folclórico produzidos em Recife. Nossa meta é alavancar a produção de quadrinhos e literatura em um padrão de excelência que também servirá no campo paradático.  

Caso interesse acessar fontes mais diretas de pesquisa, deixo aqui o link da Fundação Joaquim Nabuco,  FUNDAJ. Lá também poderão encontrar um rico material de pesquisa.

 

Bibliografia página 1
Bibliografia página 2
Bibliografia página 3
Bibliografia página 4
Bibliografia página 5
Bibliografia página 6